SERVIÇOS
A Prospecto preocupa com a sua necessidade
A CIRURGIA BARIÁTRICA
Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estomago é - como o próprio nome diz - uma plástica no estômago.
Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas: restritivas, mistas e disabsortivas.
RESTRITIVAS
As cirurgias que apenas diminuem o tamanho do estômago são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”). A perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos.
MISTAS
Existem também as cirurgias mistas, nas quais há a redução do tamanho do estomago e um desvio do trânsito intestinal. Há, além da redução da ingestão, a diminuição da absorção dos alimentos.
DISABSORTIVAS
As cirurgias mistas podem ser predominantemente restritivas (derivação Gástrica com e sem anel) e predominantemente disabsortivas (derivações bileopancreáticas).
A cirurgia bariátrica vem sendo considerada a única alternativa efetiva no manejo da obesidade, visto que oferece benefícios tais como:
Perda de peso significativa e prolongada;
Redução das comorbidades associadas;
Remissão de sintomas de depressão e ansiedade;
Melhora no funcionamento sexual;
Aumento do nível de atividade e melhora geral da qualidade de vida associada à saúde.
O QUE CLASSIFICA O PACIENTE COMO CANDIDATO (A) À CIRURGIA BARIÁTRICA?
Para que uma pessoa possa ser considerada candidata à cirurgia bariátrica, é necessário:
Índice de massa corporal (IMC) maior do que 40 kg/m², ou esteja acima de 35 kg/m² com comorbidades associadas à obesidade (diabete tipo II, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana, osteoartrites e outras).
Ter havido tratamento clínico prévio insatisfatório, por pelo menos dois anos.
QUAL É O PAPEL DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO?
Avaliar o paciente, certificando-se da ausência de uso de substâncias, bem como de quadros psicóticos ou demenciais. Verificar se o paciente possui nível intelectual e cognitivo de compreensão acerca dos riscos da operação, necessários no período pós-operatório imediato e em longo prazo.
FATORES QUE DETERMINAM A APTIDÃO OU INAPTIDÃO À CIRURGIA BARIÁTRICA NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.
FATORES PSICOSSOCIAIS
Compreensão do paciente quanto à operação e as mudanças de estilo de vida necessárias; expectativas quanto aos resultados;
Habilidade de aderir às recomendações operatórias;
Comportamento alimentar (histórico de peso, dietas, exercício físico);
Comorbidades psiquiátricas (atuais e prévias);
Motivos para Realizar o procedimento cirúrgico;
Suporte social; uso de substâncias; status socioeconômico; satisfação conjugal; funcionamento cognitivo; autoestima;
Histórico de trauma/abuso; qualidade de vida e ideação suicida.
FATORES PSIQUIÁTRICOS
Os problemas psiquiátricos” tem sido considerados como a principal contraindicação para a operação. Dentre os principais problemas desta categoria estão:
Uso/abuso/dependência de substâncias;
Transtornos alimentares;
Transtornos psicóticos;
Depressão e suicídio.
OUTROS FATORES DE SEGUNDA ORDEM
Falta de compreensão quanto aos riscos, benefícios e resultados do procedimento cirúrgico;
Resistência em aderir às recomendações pós-operatórias;
Retardo mental severo;
Múltiplas tentativas de suicídio ou tentativa de suicídio recente;
Sintomas ativos de transtorno obsessivo-compulsivo e de transtorno bipolar;
Estressores de vida severos;
Uso de nicotina;
RECURSOS UTILIZADOS DURANTE A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.
O psicólogo, durante o processo de avaliação, investiga aspectos emocionais/sociais, psiquiátricos e cognitivos que podem influenciar o resultado da operação. Para tal finalidade, a entrevista clínica e a testagem psicológica aparecem como recursos valiosos para a obtenção de informações sobre o funcionamento psicológico do paciente.
SESSÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Quer desenvolver seu negócio, mas não sabe como? Precisa de ajuda para planejar ou executar o seu próximo projeto? Deixe-nos ajudá-lo. Qualquer empresa pode progredir a partir de pequenas mudanças, mas construir um futuro neste ambiente em rápida evolução, significa assumir riscos e tomar decisões perspicazes.
ANÁLISE DE BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA
Com anos de experiência no mercado, nossa equipe possui os recursos necessários para contribuir significativamente com o desenvolvimento positivo de seu negócio. No(a) Prospecto, combinamos nossos conhecimentos e habilidades para transformar seus processos e estratégias e, consequentemente, a sua empresa. Temos orgulho de ajudar a melhorar a forma como os nossos clientes estruturam e gerenciam os seus negócios.
CONSULTA INTRODUTÓRIA
Analisamos o que as empresas que se destacam estão fazendo para se manterem relevantes e competitivas neste mundo acelerado. Em seguida, nós estabelecemos estratégias usando ferramentas inteligentes e recursos globais para entender as implicações de cada escolha que nossos clientes podem fazer. Entre em contato para saber mais sobre como este serviço pode ajudar você.